A Bahia registrou 20 tremores de terra de baixas magnitudes em setembro. Os sismos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (Labsis). Segundo o Labsis, o tremor de maior magnitude, 2.6 MLv, ocorreu na região entre Curaçá e Jaguarari, no dia 17 de setembro.
Além deste, foi registrado um de 2.5 mR em Jaguarari, no dia 26. O município de Jaguarari registrou oito tremores de terra no mês de setembro, Curaçá três abalos sísmicos e Jacobina cinco eventos. As cidades de Curaçá, Tanque Novo, Laje e Candeal também tiveram um registro cada.
Apesar do Labsis considerar os tremores de terra de baixas magnitudes, os moradores de Tanque Novo relataram que paredes de casas ficaram rachadas, forros de gesso trincados e copos de vidro quebraram após a situação.
De acordo com Labsis, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, principalmente no nordeste. Em geral, os sismos são causados por pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre.(InformaçõesG1)