É assim que o prefeito de São Francisco de Paula (RS) começa sua explicação sobre o que ele afirma que irá ocorrer em 21 de dezembro de 2012(o fim do mundo, segundo os maias), para quem não sabe, (Os maias acreditavam nos processos universais, como a ‘respiração’ da galáxia, que são ciclos que nunca mudam. Que mudanças a consciência humana passa! Sempre no processo na direção de mais perfeição. Baseado nas observações deles, os maias previu desde a data inicial de início de nossa civilização, 4 Ahau, 8 Cumku que é 3.113 AC, depois de um ciclo sendo completado 5.125 anos no futuro deles, 21 de dezembro de 2012.)
Enquanto a data não chega o prefeito Décio Colla, um médico e três mandatos-têm pedido aos 20 mil habitantes que guardem alimentos, remédios, combustível e lenha. Para o prefeito, o Brasil pode sofrer com um tsunami por estar entre as placas tectônica sul-americana e africana. Temerosos, alguns moradores começam a montar um kit de sobrevivência..Mas nem todos levam a previsão a sério, inclusive moradores e adversários acreditam que o prefeito quer desviar a atenção por conta de algumas irregularidades que comete com administrador do município.Segundo o vereador Assis Tadeu, só o alerta que o prefeito faz para o suposto tsunami já é motivo de impeachment
.O professor de geologia da Universidade federal do Rio Grande do Sul, Roberto Cunha brinca que o máximo que pode acontecer é um meteoro cair na cidade.
Viver é muito bom, mas dá um trabalho!Principalmente quando o homem se faz de Deus e tenta nos convencer a data e a hora que o mundo pode acabar.