A Vila São João é o espaço criado na Praça Ruy Barbosa especialmente para o resgate das tradições juninas, onde o forró pé de serra ecoa. As atrações que vem se apresentando na Vila, são variadas, e vêm de toda região fazendo com que todos os foliões não fiquem parados.
O Serviço de Convivência (antigo PETI) do Pau Ferro trouxe ao palco da Vila São João crianças assistidas pelo Projeto. São crianças, de 8 a 15 anos, que interpretaram músicas levando mensagens de valorização da infância.
O Grupo Luzes e Pirilampos, coordenado pelo Poeta Luminoso Antônio Gomes, fez uma viagem pelos símbolos do São João, através da música e do teatro. Para o Poeta Luminoso, “levar as pessoa a importância dos símbolos juninos como a fogueira, o balão, o casamento caipira, entre outros, é fazer com que essas tradições não sejam esquecidas”.
Integrantes do Grupo Mamulengo arrancaram risos da plateia com sua extravagância e parodia e danças famosas.
O grupo folclórico, ”As Pastorinhas” emocionou a todos com cantigas de roda e cantigas de Boi. O grupo nasceu em Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá. Idealizado por Pedro Faustino, hoje, com mais de 90 anos de existência, o grupo conta com 22 integrantes, com idades entre 9 e 85 anos. Para Claudinho dos Oito Baixos, coordenador das Pastorinhas “são cinco gerações levando alegria por onde é chamado (o grupo). Está em nosso sangue levar alegria a todos”.
E a festa segue noite adentro ao som de muito forró pé de serra transformando a Vila São João num grande arraial que vai até o próximo dia 24.Vale a pena conferir.Acesse www.euvouparajequie.com.br. e acompanhe todas as fotos e novidades do São João de Jequié.