Abre alas que o bloco da agricultura familiar vai passar. São as delícias produzidas por agricultores e agricultoras familiares da Bahia, que marcam presença no circuito da folia, durante o Carnaval de Salvador 2023, em camarotes como Planeta Band, Camarote Club e TVE Bahia.
Para não perder o ritmo e repor as energias, foliões vão contar com degustação dos bombons de chocolate Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), e os doces em massa de umbu e maracujá da Caatinga, orgânicos, e nego bom de umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
Tem também o guaraná de açaí da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), as amêndoas de licuri, da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), e o nego bom tradicional de banana, da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
Em clima carnavalesco, a agricultura familiar leva também para os circuitos a farinha de copioba, da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), o mel, da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), e a geleia de frutas vermelhas, da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada).
Investimentos
As organizações produtivas são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, cofinanciados pelo Banco Mundial e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), respectivamente.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a agricultura familiar marca presença nesses espaços que receberão públicos de todas as partes do Brasil e do mundo. “Os produtos da agricultura familiar da Bahia já fizeram parte do Carnaval de Salvador, no ano de 2020, e, neste ano de 2023, com a retomada dessa grande festa, não será diferente. Estamos sempre em busca, para que esses produtos alcancem novos espaços e mercados”.
Ecofolia
Durante a folia, a CAR/SDR também está apoiando a atividade de 500 catadores(as) de resíduos sólidos, que atuam na coleta seletiva e comercialização de materiais recicláveis, incluindo-os socioprodutivamente durante o Carnaval de Salvador 2023, com a disponibilização de centrais de apoio geridas por redes de cooperativas de reciclagem do estado. A ação, que iniciou no dia 11 fevereiro e segue até o próximo dia 22 de fevereiro, é realizada em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary).
Ação Carnaval 2023
No próximo domingo (19/03) acontecerá também uma ação promocional para os(as) foliões(ãs) do Camarote BAND, para degustação de produtos da agricultura familiar da Bahia. O objetivo é divulgar os produtos e o Empório da Agricultura Familiar, instalado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. A ação integra a estratégia de apoio à comercialização de produtos de cooperativas e associações da agricultura familiar da Bahia.