Adolescentes de 12 a 17 anos, que participam do programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do bairro São Judas Tadeu e Pau Ferro, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié, participaram na manhã desta terça-feira (03), na sede do SCFV da respectiva comunidade, de palestra educativa sobre a Dengue e a febre Chikungunya realizada pela equipe de educação e saúde, do departamento Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, setor responsável por ações de educação e combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor das doenças.
A palestra proferida pelo agente Expedito Randam Santana focou a importância do combate aos focos do mosquito e prevenção da doença. A iniciativa visa informar os adolescentes e os transformar em multiplicadores da informação no local onde moram e dentro de suas casas.
De acordo com Debora Bispo, 17 anos, residente no São Judas Tadeu, o encontro é importante para a conscientizar os jovens. “Tudo que aprendi aqui quero levar para minha casa e dividir com os meus familiares”, disse.
O acesso do mosquito transmissor da Dengue e da febre Chikungunya à sua casa é facilitado quando há água, alimento e abrigo disponíveis. Além de tela de proteção contra insetos, deve-se evitar água parada e contar com o inseticida adequado. A melhor forma de evitar o mosquito é manter o ambiente limpo, livre dos focos.
Em caso de dúvidas ou solicitação de informações, disque DENGUE
Telefones úteis:
Vigilância Epidemiológica: 3526 8932 / 8957
Central de denúncias: 3526 8911
Vigilância Sanitária: 3526 8944
Ouvidoria da Saúde: 0800 284 3800