O secretário Josias Gomes, Secretário de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, representou o governador Rui Costa na abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) da Bahia, que tem o lema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (11) no auditório do Grande Hotel Stella Maris, reunindo mais de 1.000 participantes.
O evento foi promovido pela secretária Olívia Santana, titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA).A conferência já é considerada um sucesso absoluto, reunindo delegações de centenas de segmentos, municípios e territórios da Bahia, que participaram de reuniões preparatórias para o encontro estadual.
A abertura contou com a participação de vários secretários de Estado, das deputadas estaduais Fabíola Mansur, Luiza Maia, Maria Del Carmen, Ivana Bastos, Neuza Cadore e Fátima Nunes, representantes de entidades das mulheres, de terreiros de candomblé, baianas vestidas com seus trajes típicos, e de mulheres vítimas de violência doméstica.
Na Mesa de Abertura, presentes a secretária Olívia Santana, a coordenadora-executiva da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, Rosali Scalabrin, o secretário Josias Gomes, a presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, a Desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Britto, a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e representante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Maria de Lourdes Schefler, a vereadora de Salvador, Aladilce Souza, e representando a sociedade civil, Maria Aparecida Bertozo – vítima de violência doméstica – e outras autoridades.
Em sua fala, Olívia Santana lembrou que a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia é um espaço para o debate aberto e a apresentação de ideias, apontando caminhos e contribuindo para o avanço das mulheres nos espaços de poder, destacando ainda a importância do evento como um dos maiores de todo o país.
A solenidade foi encerrada ao som da música “Maria Maria”, com uma apresentação em homenagem às feministas, que exibiam em todo o salão, placas com fotos de mulheres que romperam barreiras, lutaram, e foram vitoriosas, além de textos referentes às conquistas oriundas de outras conferências de mulheres.
Após a cerimônia, os presentes foram contemplados com apresentação cultural da cantora Margareth Menezes e das Ganhadeiras de Itapuã, em homenagem ao Novembro Negro e a todas as mulheres negras da Bahia e do país.