Segunda-feira dia 15 de outubro, o JORNAL A TARDE completa 100 anos de fundação. A TARDE é o jornal dos Baianos que ao longo desses anos vem se destacando por investir em modernização e com um fôlego para trazer a Bahia uma cobertura para mais um século. O Jornal mais importante da Bahia foi fundado por um político, jornalista, empresário e ex-ministro da Educação Ernesto Simões Filho, em cuja homenagem foi batizado o município baiano de SIMÕES FILHO.
Jequié faz parte da história de A TARDE e por mais de 15anos gerenciei a Sucursal aqui em Jequié ao lado dos Jornalistas Wilson Novaes Junior, José Américo Castro, Sousa Andrade, Ary Moura e dos fotógrafos Zenilton Meira e João Lourenço, fazendo coberturas jornalísticas não só na sede como nos 24 municípios da micro-região Durante nossas caminhadas jornalísticas, o que mais se destacou durante toda nossa jornada de trabalho, foi em 1985 que fizemos com exclusividade a cobertura da garota Eliane que engravidou aos 9 anos de idade, matéria esta, que repercutiu no mundo inteiro, trazendo para Jequié Jornalistas internacionais da imprensa falada e escrita, onde o município de Jequié se tornou manchete.
Hoje, não é diferente. A Tarde ainda permanece entre os Jequieenses e filhos da terra falam do centenário:
Luis Amaral – (Prefeito de Jequié) O Jornal A TARDE faz parte da minha vida. Eu leio a Tarde desde que me entendo por gente, mesmo quando estive fora da Bahia, residindo em São Paulo, nunca deixei de ler a Tarde. Todas as manhãs, eu ia a uma banca de revista no bairro Ipiranga comprar o jornal a Tarde. É o Jornal lido em toda região da Bahia e Jequié foi prestigiado com uma Sucursal por muitos anos. Eu me emociono ao falar de A TARDE.
Emerson Pinto(escritor) A Tarde de quem fui correspondente em Jequié, posteriormente já em Salvador responsável pela coluna de EDUCAÇÃO, supervisionado por Jorge Calmon, se fez presente através de relatos ou reportagens nos excessos do banditismo publicados sempre nas primeiras páginas nos ídolos da 3ª década do século passado, bem como na campanha de Lomanto Junior para Governador da Bahia.
Dilú Ribeiro(Educadora) Sou leitora assídua do Jornal A Tarde e posso dizer que A TARDE é a cara da Bahia e vai continuar sendo .A Tarde faz parte do nosso café da manhã todos os dias.Parabéns pelo centenário do maior Jornal da Bahia.
Ivonildo Calheira-(Médico e escritor) Jornal A Tarde, 100 anos registrando a história e a vida de Jequié, da Bahia e do Brasil. Mais de que um Jornal, um diário amigo de emoções acompanhando gerações.
Mário Alves Filho-(Advogado e poeta) “A TARDE” a gente lê e curte há cem anos, o dia inteiro.
Roque Oliveira (Colaborador de A TARDE)– A Tarde para mim, foi e é um “Alimento Cultural Diário”
Domingos Ailton(escritor, jornalista e professor)O Jornal A TARDE tem desempenhado um papel extraordinário no registro
diário da história da Bahia, do Brasil e do mundo. Um século de
jornalismo é um marco fascinante para a imprensa em qualquer lugar do
planeta Terra e por aqui é ainda mais especial, porque A TARDE
carrega a criatividade, a alegria e a espontaneidade do povo baiano.
Parabéns A TARDE por um século de excelentes textos jornalísticos!