Home » Bahia » A Democracia sob a óptica da esquerda brasileira e mundial.Por André de Jesus

A Democracia sob a óptica da esquerda brasileira e mundial.Por André de Jesus

André de Jesus, Pedagogo, Especialista em Gestão de IES.

Embora já tenha a minha concepção política constituída, não objetivo ser tendencioso em minhas linhas ou pelo menos, me esforçarei para não sê-lo.
Winston Churchill –  quem recentemente assistiu na Netflix The Crown, série que conta a história do trono britânico ou quem conhece a história deve se lembrar – foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Winston Churchill teria dito que a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais.
Sabemos que a palavra “democracia” nasceu na Grécia antiga.
Atualmente, uma das suas principais definições é: “regime em que há LIBERDADE de associação e de EXPRESSÃO ”.
Muitas das vezes, por conta de tantas manobras e jogos de interesses dos poderes constituídos e legitimados pelo o Estado (congresso, judiciário e executivo), nós, cidadãos comuns, somos tentados a questionarmos a Democracia. Sem nenhuma dúvida, um grande equívoco!
Por isso, trouxe acima uma possível citação do grande estadista britânico, Winston Churchill. Em síntese, ele disse: A Democracia é ruim, mas não temos nada melhor!
Ocorre que pelo mundo inteiro, aqui no Brasil de forma ainda mais acintosa, estamos assistindo o crescimento da dita chamada ESQUERDA PROGRESSISTA.
Um movimento político liderado pelos partidos de esquerda em todo mundo, que defende a Democracia (sob ponto de vista deles), que se alto denomina “representante” das minorias (Negros, Mulheres, Indígenas, Homossexuais, etc), que empunha as bandeiras do Meio Ambiente e outras relacionadas as questões sociais.
No mundo, podemos destacar, como uns dos seus principais expoentes, desse movimento da esquerda progressista, Joe Biden do EUA e o presidente da França, Emmanuel Macron.
Aqui no Brasil, quando falamos sobre a esquerda progressista, o PT – “Partido dos Trabalhadores”, é o principal expoente dessa corrente.
Não é difícil perceber que à imprensa, no mundo e, aqui no Brasil é muito nítido isso, comungam dos mesmos valores da esquerda progressista.
Para constatar como grande parte da imprensa é tendenciosa, em favor do movimento da esquerda progressista, basta, por exemplo, acompanharmos os jornais da CNN, Globo, revista Veja e site UOL.
Ocorre que esse movimento da esquerda, em busca de aglutinar as minorias – porque quanto mais se junta as minorias, mais rápido se constrói a maioria e, com maioria se chega ao poder – visa desconstruir valores consolidados da sociedade mundial e brasileira, como por exemplo, a família tradicional, o nacionalismo, etc.
Fazendo o contra ponto disso tudo temos os representantes da direita ortodoxa. Que defendem os valores tradicionais da sociedade: a razão, o direito à propriedade, patriotismo, cultos religiosos, etc.
À imprensa e os representantes da esquerda progressista estão unidos para fazer com que as pessoas, que se envolvem menos nessa dialógica, possam ser cooptadas pelo discurso de uma igualdade que é surreal.
Precisamos está atentos, pois, por trás de todo discurso ideológico, de ambos os lados (esquerda e direita) o que está em jogo é a disputa pelo poder.
Nesse sentido, é fundamental que tomemos conhecimento dos valores defendidos pelos dois lados, bem como,  as consequências desses valores para construção do tipo de sociedade que queremos para nós e para os nossos filhos.
Não podemos deixar que a parte da imprensa, se valendo desse discurso da Democracia sob a óptica da esquerda progressista, construa nosso conceito de sociedade.
Aqui no Brasil estamos assistindo um verdadeiro absurdo com relação a liberdade e o direito de expressão.
Artistas renomados incitando o Presidente da República (que foi eleito democraticamente), pessoas desejando a morte do Presidente como se isso fosse uma atitude humana.
A liberdade de expressão, atualmente, só está sendo validada quando os valores estão relacionados aos defendidos pela esquerda progressista.
Imaginem o contrário acontecendo. O Presidente fazendo couro, em público, para que seus apoiadores ofendessem a Ivete Sangalo.
Ou o Presidente, em seu Instagram/Twitter desejando a morte do José de Abreu.
Pior, o Presidente duvidando, na TV, sobre o câncer que acometeu os Ex Presidentes Dilma e Lula, como alguns duvidam que ele (o Presidente) tenha sido esfaqueado.
Imaginem como seria a repercussão disso na maior parte da imprensa brasileira?
Desta forma, vejo que o verdadeiro sentido da palavra Democracia está sendo deturpado.
Não se ler uma linha, na maior parte dos principais veículos de comunicação brasileiro, a respeito desse tipo de atitude repugnante de artistas como Ivete Sangalo e José de Abreu.
E a gente fica aqui entorpecido, receoso de nos manifestarmos em prol do que é certo.
E não é certo desejar morte de ninguém. Nem de pessoas da esquerda e nem da direita. Não é certo incitar o público de um show, cujo o artista tem a liderança, para ofender quem quer que seja, principalmente, a maior autoridade constituída pela democracia no País.
As eleições é o momento de respondermos e de punirmos tanto os membros da direita quanto os da esrquerda. Isso é a Democracia!
O Jornal Nacional, recentemente, dedicou um editorial de quase 5 minutos, para falar contra o Presidente. Ali, os apresentadores Willian Bonner e Renata Vasconcelos pareciam está em defesa dos interesses da sociedade brasileira.
No entanto, se analisarmos a quantidade de demissões que a Rede Globo vem realizando, se acompanharmos a pobreza atual dos cenários das novelas globais (outrora tão exuberantes), logo ficaremos na dúvida sobre quem mesmo a Rede Globo está defendendo ao atacar de forma tão veemente o Governo.
Democracia é o sistema em que o Povo exerce à soberania.
Portanto, não vamos deixar nem a esquerda, nem a direita, muito menos essa parte da imprensa nos influenciar, sem que antes tenhamos a consciência do que de fato desejamos para a nossa sociedade.

Prof. André de Jesus, Pedagogo, Especialista em Gestão de IES.

Nota Editorial: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Blog Lu Lelis Notícias. Importante até salientar que fazendo parte da imprensa imparcial e democrática o Blog abre espaço para opiniões diversas.

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.