Home » Sem categoria » Salvador sedia encontro internacional de artes

Salvador sedia encontro internacional de artes

Diversos países com obras de dança, música, teatro, literatura e performances estarão conectados pelo tema “artebarulho”interagindo da nona edição do Interação e Conectividade, encontro internacional de artes, que vai acontece anualmente em Salvador.Entre os dias 19 a 23 de agosto(quarta a domingo) o Teatro Gregório de Mattos e espaços culturais do entorno no Centro de Salvador serão palco para apresentações que dialogam sobre a arte sonora, música experimental e barulhos de natureza social, política e cultural. O IC9 reúne grupos, diretores, músicos e artistas de referência, produzindo um ambiente de experiência artística singular. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), podendo ser adquiridos previamente através do site (www.icencontrodeartes.com.br) e nos locais, nos dias de apresentação.

A abertura do festival se dá com o espetáculo “Batucada”, de Marcelo Evelin/Demolition Incorporada (Piauí/Holanda), um acontecimento coreográfico com 50 pessoas, que incluirá no elenco artistas e não artistas selecionados através de uma convocatória pública em Salvador, com inscrições abertas até 11 de agosto. No segundo dia, teremos a estreia de “Looping”, dos baianos Felipe Assis, Leonardo França e Rita Aquino; e o importante Grupo Cena 11 (Santa Catarina) com “Monotonia de Aproximação e Fuga para Sete Corpos”. Na sexta-feira, veremos “Los Micrófonos”, de Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol (Espanha). No sábado, “Desastro”, de Neto Machado (Bahia/Paraná); e “Ascesa & Caduta”, de Kinkaleri, com Marco Mazzoni (Itália) – todos eles fazendo sua primeira apresentação em Salvador. No último dia, os espanhóis Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol retornam para apresentar a primeira versão brasileira de “E Por Que John Cage?”, numa remontagem com os atores baianos Daniel Farias e Talis Castro, uma coprodução realizada para/pelo IC9. Para encerrar, um concerto conjunto de Pedro Filho Amorim (Bahia) e O Grivo (Minas Gerais).

O projeto IC já é considerado uma referência no Brasil e exterior, estando na agenda oficial da Bahia como um evento que abriga e permite a interação de diversas linguagens artísticas contemporâneas. De acordo com Jorge Alencar, artista e curador do IC9, a escolha do tema se dá através de escuta atenta ao que está acontecendo no campo das artes no Brasil e no mundo.

Realizado pela Dimenti Produções Culturais, em parcerias com a Associação Conexões Criativas, o IC9 tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia; patrocínio do Ministério da Cultura e do Itaú, através da Lei Rouanet; e parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos e Teatro Gregório de Mattos.

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.