Segundo a versão mais conhecida, a comemoração ao “dia dos
namorados” teria se originado na Roma antiga no século III.O Padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente devolveu-lhe a visão. Antes de morrer, ele deixou uma mensagem para ela, na qual assinava como “Seu Namorado.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados.
No Brasil, é comemorado em 12 de Junho a partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e apresentou aos comerciantes.
Como Junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, que é considerado o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
E como Santo Antônio é o padroeiro da nossa cidade, Jequié hoje está em festa com barracas instaladas em frente a Catedral de Santo Antônio e o Tradicional Barracão espera contar com os casais apaixonados ou não, para uma noite de festa a dois.
Mais do que justa a ilustração do casal Jonas e Nanai para simbolizar este dia. Esta dupla, além deste exemplo maravilhoso de uma sólida união, simbolizam também a perfeição no ato de se doarem em prol do próximo demonstrando sempre a grandiosidade destes duplos corações. GRANDE EXEMPLO A SER SEGUIDO!!!!.
Ene,
Obrigado vizinha pelos elogios. Você é uma amiga maravilhosa!
Abraços,
Jonas e Nanai.
Lú,
Obrigado pela gentileza.
Um grande abraço,
Jonas e Nanai