Home » Sem categoria » CRAS do Joaquim Romão promove atividades de valorização à criança

CRAS do Joaquim Romão promove atividades de valorização à criança

Preocupados  com a situação educacional dos filhos das famílias assistidas pelo Centro de Referencia e Assistência Social –  CRAS do bairro Joaquim Romão, a equipe multidisciplinar do órgão, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié, desenvolve um projeto pioneiro denominado “Oficina Social”. O objetivo é reunir pais e filhos para discutir a importância da escola na vida social do individuo.

Para a Terapeuta Ocupacional Nathali Santana, quando os pais estão próximos aos filhos nas tarefas escolares, eles passam a ter maior compromisso com os estudos.  “Há uma preocupação de como os pais avaliam a função da escola na vida dos filhos”, diz, salientando que, nos grupos, são feitas perguntas aos pais como, por exemplo: “Você valoriza os estudos? ou “Mostra para seu filho o estudo apenas como forma de ganhar a vida?”“. O trabalho tem como meta o fortalecimento dos vínculos entre pais e alunos.

Aos profissionais do CRAS, cabe a tarefa de avaliar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, como falta de atenção cognitiva e de memória. Após esta fase, os estudantes são encaminhados aos cuidados necessários, com base também em relatórios da escola onde estuda.

As famílias são acompanhadas pela psicóloga Denise Barros. Ela realiza um levantamento do comportamento psicológico dos membros para definir a dinâmica familiar e identificar um panorama mais fiel da relação entre pais e filhos. “Uma criança representa seus conflitos através do ato de brincar”, explica. Por isso, os trabalhos da Oficina Social concentram-se em brincadeiras lúdicas e contos infantis, quando são identificados os medos e as ansiedades das crianças. (ASCOM PMJ)

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.