Prado tem 84 km de litoral com falésias de tons variados, planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral. A cidade fica no Extremo Sul do estado e é o município limite entre as regiões chamadas de Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte) e Costa das Baleias ( Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri).
Tem praia para todos os gostos, algumas semidesertos, como Quati e Tororão, outras agitadas, principalmente no verão, praia da Paixão, Novo Prado e Prado, que são repletas de barracas e quiosques.
Os passeios de barco são famosos na região e levam a cenários variados como os corais em alto-mar, indicados para a prática do mergulho, aos manguezais repletos de flora e fauna nativas.
Mas o passeio mais disputado acontece durante os meses de julho e novembro, no período em que as baleias Jubarte visitam a região e capricham nas acrobacias. Em terra, o Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos, e praças arborizadas. (A Tarde online)