Home » Sem categoria » Semana de Mobilização Social contra a Dengue e Chikungunya

Semana de Mobilização Social contra a Dengue e Chikungunya

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Em virtude da Campanha Nacional de Prevenção da Dengue e Febre Chikungunya, durante esta semana, os municípios integrantes do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia intensificarão ações contra a Dengue e Chikungunya. Serão realizadas caminhadas, faxinaços, panfletagem, a fim de orientar a população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos transmissores e alertas sobre a gravidade das doenças. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Em Jequié, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, mobiliza a comunidade e a equipe de Saúde em várias ações educativas. No sábado acontece o DIA D de combate ao mosquito. A Febre do Chikungunya é uma doença transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo Aedes aegypti e Aedes albopictus os principais vetores. A infecção pelo vírus provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares.

Atualmente o Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, a saber: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, e Vitória da Conquista.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), até o dia 26 de novembro foram notificados 1.903 casos da Febre Chikungunya na Bahia.

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.