As Indústrias Nucleares do Brasil estão licenciando uma nova jazida situada na área da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio em Caetité: é a jazida do Engenho que será minerada a céu aberto a partir de 2015, através de 3 cavas. Esta nova jazida tem capacidade para produzir 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos, mantendo uma média de produção anual de 340 toneladas.
Nas terras da INB se encontra a chamada Província Uranífera de Lagoa Real, onde estão identificados 33 depósitos do mineral urânio com alto grau de pureza; doze desses depósitos já foram pesquisados, passando a ser chamados de “jazidas”. Quando se inicia a exploração da jazida ela é chamada de “mina”.
Um Plano de Controle Ambiental com todas as características da jazida do Engenho está sendo analisado pelo IBAMA. O documento contém os estudos de viabilidade, os processos de produção e de controle a serem adotados e os impactos associados à sua exploração. Nele também estão descritas as áreas de influência do empreendimento e as ações de comunicação e responsabilidade social a serem desenvolvidas com os objetivos de manter a população informada sobre as atividades da empresa e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da região.
Desde a sua implantação, a INB em Caetité vem explorando a céu aberto a mina Cachoeira, que produziu um total de 3.640 toneladas de concentrado de urânio. Para extrair o minério restante nessa mina, será necessário adotar a mineração subterrânea, que também está em processo de licenciamento, com previsão de inicio de operação no próximo ano.(Fonte: Assessoria INB)
O que uma jazida de beneficiamento de urânio a céu aberto, pode beneficiar na qualidade de vida da população???
É sempre importante maiores esclarecimentos acerca do uranio e suas utilizações, a sociedade precisa estar informada sobre os riscos da radioatividade, tanto da pedra bruta quanto do uranio beneficiado e dos residuos após o uso na produção de energia.
Que bom para a economia dos municípios de Cetité e Lagôa Real. Porém, como tenho parentes morando em Caeité, fica aqui minha preocupação…
A aplicação de novas tecnologias relacionada a geração de energia vem mostrando que a maneira renovável é o futuro já presente em todo mundo, entretanto, não se pode ignorar a riqueza que um complexo de extração mineral pode gerar pra região, desde que seja explorada com responsabilidade. Estudos minuciosos devem ser realizados sempre no intuito de proteger ao máximo o meio ambiente, para que todos possam ganhar com a exploração desse recurso natural.
O que uma jazida de beneficiamento de urânio a céu aberto, pode beneficiar na qualidade de vida da população???… Já mataram a nascente da Passagem da Pedra, já foi o principal abastecimento de água de Caetité. Já mataram a nascente do Rio São Francisco,,, e estão matando o percurso… e agora estão dizendo que jazida de urânio em beneficiamento beneficia a qualidade de vida da população… ôoo povo!!!!
Olá Lu lelis, atualmente moro em Juazeiro-BA, porém tenho parentes em Cetité e todo ano visito a região. Acredito que o assunto referente a urânio é bem polêmico, dado as problemáticas que tivemos no passado e necessidade que temos de energia limpa. Sempre bom termos informações sobre o assunto. Parabens pelo trabalho e divulgação do assunto…