O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Jequié divulgou nota de esclarecimento acerca de dúvidas em relação à inscrição em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. A nota tem o teor seguinte:
)15 de outubro(quarta-feira, seriam feitas pré-matrículas na Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié e confirmações dessas matrículas no IFBA Campus Jequié para os cursos Operador de Computador, Montador e Reparador de Computadores e Assistente de Planejamento e Controle de Produção. No entanto, desde o início do dia, o ambiente utilizado para este fim no site do PRONATEC (http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/) acusa não haver disponibilidade de vagas, apesar de estas estarem disponíveis no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC (http://sistec.mec.gov.br/), o site que operacionaliza as matrículas da Educação Profissional e Tecnológica através do programa PRONATEC. Esse contratempo prejudicou dezenas de pessoas que chegaram bem cedo à Secretaria de Desenvolvimento Social na expectativa de garantir uma vaga em um dos cursos.
Diante do imprevisto, a Secretaria de Desenvolvimento Social preencheu manualmente uma lista com o nome dos candidatos que procuraram o setor em busca de uma vaga no PRONATEC, em ordem de chegada, e os orientou a se dirigirem ao IFBA. O IFBA, assumindo sua responsabilidade e compromisso com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com a comunidade jequieense, realizou inscrições também de forma manual, obedecendo a ordem da lista enviada pela gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Isabela Maia. O Instituto aguarda, agora, a estabilização do sistema para poder fazer os devidos lançamentos e confirmações das matrículas
O IFBA esclarece, ainda, que a falha no sistema operacional de inscrição de alunos no PRONATEC não é de sua responsabilidade e que, ainda assim, está buscando junto aos órgãos competentes uma solução breve para esse problema inesperado.
O Instituto agradece pela atenção e conta com a compreensão da comunidade”