Um estudo publicado na revista científica da Sociedade Americana de Câncer aponta que a circuncisão antes da primeira relação sexual masculina pode proteger contra o câncer de próstata. A evidência foi encontrada após a observação de 3,4 mil homens, dos quais 50% tinham a doença. Segundo a pesquisa, os homens circuncidados antes da primeira relação tiveram 15% menos chance de desenvolver câncer de próstata do que os não circuncidados. O procedimento dificultaria o desenvolvimento de processos infecciosos e inflamatórios, que poderiam levar ao câncer. Um dos vetores dessas infecções são doenças sexualmente transmissíveis que, de acordo com estudos científicos anteriores, podem ser prevenidos com a circuncisão. No entanto, para Jonathan Wright, autor do estudo, ainda serão necessários novos testes que comprovem a relação. Informações do G1
Lu,
Boa note! Achei a reportagem interessante.
Realmente existem varios estudos/pesquisas indicando/afirmando que circuncisao diminue o risco da transmicao de HPV ,HERPES,HIV . A parte interna do prepucio e uma mucousa semelhante a mucousa da vargina onde ha receptores para o viros( com a circunsao, o prepucio e eliminado) O mesmo nao se aplica a Syphilis. As STD (doencas transmitidas sexualmente) nao devem e nao sao relacionadas ao fato de que primeiro ato sexual seja praticado pos circuncisao. A transmicao da doenca e ralacionada a contaminacao e protecao independente se o homem e ou nao circuncisado antes do primeiro ato sexual. Os estudos/pesquisas indicam que o risco diminue pos circucisao mas nao e uma recomendacao como protecao.”Seguro morreu de velho e disconfiado ainda vive”. Portanto Sr. Seguro e Sr. Disconfiado: Use a camisa.
A minha preucupacao com esse estudo e que a populacao nao confunda os fatos importantes : que circcuncisao nao e protecao contra doencas transmitidas sexualmente e nem uma protecao contra cancer da prostata. Homens!! nao se esquecam do exame de toque e o PSA. 1mgP>1KgmC
Um forte abraco
Obrigada por acessar nosso blog.
Lú Lélis
INTERESSANTE, GOSTEI TAMBÉM DO COMENTÁRIO DO SR. HENRY ZIMBRUNES:
“…que circuncisao nao e protecao contra doencas transmitidas sexualmente e nem uma protecao contra cancer da prostata. Homens!! nao se esquecam do exame de toque e o PSA.”
PARABÉNS, LU LÉLIS!
Sucessos.
Obrigada Dinha por acompanhar nosso blog.Mande sugestões ok
Bjus
Saudades
Lú Lélis
Lu,
Existe prova evidente que a presença de fimose (glande fechada pelo prepucio), em grau que impede a higiene local, associada a presença de HPV é fator primordial para o aparecimento de cancer do penis.
No maranhão, ha +-10 anos foi feito uma campanha pela Sociedade Brasileira de Urologia , que em regime de mutirão foram realizadas milhares desta cirurgia, haja vista que este estado era quem apresentava maior indice desta doença. A campanha tem diminuido esta incidencia.
O HPV, Herpes genital, cancro mole, cancro duro encontram na fimose meio para disseminar com mais gravidade.
Há trabalhos que indicam mais facilidade a transmissão do HIV, em pacientes com fimose, devido ao aparecimento de ferimentos e inflamações nestes paciente, que facilitariam a penetração do virus.
Em relação ao cancer de Prostata a única maneira de evitar seria termos habitos saudaveis desde o nascimento. Alguns alimentos diminuem, outros aumentam a probabilidade do seu aparecimento.
Obs: O cancer de prostata deve ser diagnosticado ainda em fase inicial, ai sim, é possivel seu tratamento . E para que se tenha sucesso o PSA e o toque retal devera ser feito anualmente em todo homem acima dos 45 anos. Para quem tem parentes proximos com cancer de prostata, esta avaliação devera começar aos 40 anos.