Uma menina de 11 anos está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 530 quilômetros de Salvador, com o diagnóstico de meningite meningocócica, o tipo mais grave da doença. A superintendente de Vigilância em Saúde e Diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Márcia Quaresma, informou que os médicos da unidade atestaram a morte cerebral da criança. Entretanto, ela afirma que os sinais vitais da menina são mantidos com ajuda de aparelhos.
A criança chegou à unidade na quinta-feira (31). No dia seguinte, a suspeita de que ela estava com meningite foi atestada, após a confirmação do quadro de saúde por meio de exames médicos. “Ela chegou no hospital com febre, dor de cabeça, vômitos e petéquias [manchas vermelhas]”, relatou a superintendente de Vigilância em Saúde. Esse foi o primeiro caso confirmado da doença neste ano, em Porto Seguro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do município afirmou “que não está ocorrendo surto ou epidemia de meningite no município e esclarece que ocorreu um caso isolado da doença e que todas as medidas cautelares estão sendo adotadas”.(G1)