Morre no Rio nesta sexta-feira (18) aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, vítima de embolia pulmonar. Deixa esposa e quatro filhos. O corpo será velado na Academia Brasileira de Letras, no Rio, onde o mesmo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia de Letras.
Nascido em Itaparica no dia 23 de janeiro de 1941, João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro morou em Sergipe, Lisboa (Portugal) e Rio de Janeiro, para em seguida voltar à sua terra natal. Formou-se em direito e fez pós-graduação em administração pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de ter se tornado mestre em administração pública e ciência política pela Universidade da Califórnia do Sul. Ele também era colunista do Jornal A TARDE, onde escrevia aos domingos, no Caderno 2+ e autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e o clássico da literatura nacional, “Viva o Povo Brasileiro
Apesar de sua formação acadêmica e de ter ensinado nas faculdades de Filosofia e de Administração da Ufba e da Uscal, João Ubaldo exerceu o ofício de jornalista em diferentes funções: foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia. Também contribuía para jornais da Alemanha, Inglaterra, Portugal, São Paulo e Rio de Janeiro.(ATarde online)