Diversão é possível sem o uso de drogas. Com esta proposta, o CAPS/AD do bairro Mandacaru realizou a “Festa Limpa” na tarde da ultima quarta-feira 18 de junho. O festejo típico junino teve o objetivo de socializar e integrar pacientes dependentes de substâncias químicas como álcool, crack, maconha, entre outras.
A festa foi animada ao som do tradicional forró, além de brincadeiras e comidas típicas. Teve pamonha, milho verde, amendoim, paçoca, doces e bolos.
De acordo com Emerson Nery, Coordenador do CAPS/AD, a realização da festa só foi possível pelo envolvimento dos pacientes e seus familiares: “A ornamentação da festa foi feita pelos usuários. Eles sentem com isso o aumento da auto-estima e da valorização pessoal”.
O CAPS/AD atende cerca de 50 pessoas por dia. São, ao todo, 1.370 usuários cadastrados. Eles recebem tratamento de combate ao tabagismo e são atendidos por psicológico e psiquiatra. São oferecidos aos pacientes atendimentos clínico, social, terapêutico, ocupacional e toda medicação necessária para acabar com a dependência.