Home » Sem categoria » Cidade Carnavalesca: Estado oferece oficinas de adereçaria, estamparia e costura para o carnaval

Cidade Carnavalesca: Estado oferece oficinas de adereçaria, estamparia e costura para o carnaval

Foto Amanda Ercília/GOVBA

A partir do projeto Cidade Carnavalesca, moradores de Salvador e Região Metropolitana podem se especializar para atuar diretamente na cadeia produtiva do carnaval baiano, com a criação de peças, cenografia e indumentárias. Vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto oferece cursos gratuitos, com certificação, nas áreas de estamparia, costura, adereçaria afro e cenografia para alegorias, incentivando a geração de renda durante o período carnavalesco.

Secretário da pasta, Augusto Vasconcelos comenta que a iniciativa qualifica a produção por trás dos blocos afros e das alegorias que desfilam no carnaval de Salvador. “O carnaval é a principal festa de rua do planeta e é evidente que, também, é uma oportunidade de renda extra para muitas famílias. Nosso intuito é exatamente possibilitar a qualificação, por acreditarmos na participação popular em todos os momentos da festa”, disse o secretário.

Foto Amanda Ercília /GOVBA

 Coordenado pelo Afoxé Filhos de Gandhy, com apoio da pasta estadual, as oficinas estão sendo ministradas na sede da entidade, no Pelourinho, e de organizações da sociedade civil em Sussuarana, Nordeste de Amaralina, Plataforma, Cajazeiras e Saramandaia. Com investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado, a expectativa é que o projeto forme até 600 pessoas até o carnaval.

As inscrições ainda estão abertas para pessoas maiores de 18 anos e podem ser feitas nas sedes dos Filhos de Gandhy ou da Banda Didá, ambas no Pelourinho, e do Malê Debalê, em Itapuã.

Dança e percussão

Também estão abertas as inscrições para a segunda turma de percussão do Afoxé Filhos de Gandhy, que podem ser realizadas presencialmente, na sede da entidade, e de dança para mulheres, do coletivo Confraria das Deusas. Para participar da última, basta entrar em contato através do Instagram @OSC_confrariadasdeusas ou do e-mail: confrariadasdeusas.osc@gmail.com.

Além da Setre e da Associação Afoxé Filhos de Gandhy, o projeto Cidade Carnavalesca conta com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Secom/GOVBA

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.