A Eletrobras Chesf realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, testes programados de sirenes de alerta na Usina da Pedra, em Jequié, para certificar a eficácia do sistema de comunicação de emergência com as comunidades locais.

A iniciativa faz parte da implantação da cultura prevencionista para operacionalização do Plano de Ação de Segurança, que estabelece medidas de resposta em possíveis situações de risco na Barragem da Pedra, uma exigência da Lei Federal nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, proporcionando uma cultura de mais segurança para todos que residem na região onde está localizada o empreendimento.
De acordo com o responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Murilo Bulhões, os testes visam garantir a segurança da população local e possibilitar uma resposta rápida em caso de emergência.
“Não há necessidade de pânico ou de preocupação, pois a Barragem da Pedra está com o nível de reservatório muito controlado, conforme informações da CHESF e o nosso monitoramento, que está sempre ativo. Esta ação é preventiva e possibilita que os moradores das comunidades onde estão instaladas as sirenes, conheçam os equipamentos e os procedimentos a serem seguidos em situações de alerta. Portanto, fiquem tranquilos pois este teste já estava previamente agendado para ocorrer, é um procedimento absolutamente normal.”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Murilo Bulhões.
Fonte/PMJ