De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), espera-se que a alfabetização das crianças aconteça até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, com a proposta de contribuir para a qualificação do serviço educacional no Sudoeste baiano, a Uesb desenvolve, desde 2018, o projeto de extensão “Monitoramento do aprendizado e formação continuada de professores do município de Ribeirão do Largo”.
Coordenado pelo professor Ronei Guaresi, vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista, o projeto realiza atividades que seguem dois processos paralelos, interdependentes e indissociáveis: o monitoramento regular dos alunos matriculados nas classes de alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.
Dessa forma, os escolares são submetidos, a cada dois ou três meses, a um teste de leitura e escrita por meio de instrumento desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado inicial da Leitura e da Escrita (Gedle/Uesb). Os resultados são processados e sistematizados em relatórios, que permitem avaliar o aprendizado de cada aluno individualmente. Os relatórios também são usados nos eventos de formação continuada, que ocorrem após cada edição de monitoramento.
Nesse contexto, nos eventos de formação com os professores, são abordadas boas práticas pedagógicas para a apresentação do sistema alfabético de escrita, todas com respaldado científico. Além disso, são compartilhadas ferramentas pedagógicas desenvolvidas pelo Gedle, com o fim de auxiliar o professor no processo de apresentação do sistema de escrita aos escolares, e um manual didático com 60 unidades para apresentação estruturada do sistema de escrita, com atividades fundadas na ideia de Magda Soares, referência teórica na área.
A ação já alcançou, aproximadamente, 30 professores e mais de mil alunos das classes de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão do Largo. Mesmo com uma pausa durante a pandemia, desde que a ação começou, em meados de 2018, os resultados, de maneira geral, indicam qualificação importante desse serviço educativo oferecido às classes de alfabetização.
Criação de aplicativos – Para apoiar o processo de alfabetização, foram desenvolvidos dois aplicativos no âmbito dos Programas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) da Uesb. O primeiro, chamado Legere Ensino, é um jogo criado em paralelo ao livro didático, com o objetivo de simular as unidades de ensino de forma virtual. Uma vez instalado no celular da família, o aplicativo pode ser utilizado para reforçar, em casa, as relações entre letras e sons (grafema-fonema) aprendidas na escola, auxiliando o professor no processo de alfabetização.
O segundo, Legere Intervenção, também é um jogo educativo, voltado para ajudar pais e professores no desenvolvimento do letramento da criança, além de prevenir possíveis atrasos escolares. Os dois aplicativos estão disponíveis gratuitamente na Play Store, e sua eficácia foi comprovada em um estudo realizado no Mestrado em Linguística da Uesb.
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a coordenação pelo e-mail roneiguaresi@uesb.edu.br ou pelo perfil do Instagram.
Ascom/Uesb