O município de Jequié na Bahia, enfrenta anualmente o desafio das chuvas intensas, resultando em alagamentos recorrentes e destacando a falta de infraestrutura adequada em drenagem. Esse cenário demanda atenção urgente para garantir a segurança, bem-estar e qualidade de vida dos residentes locais.
As chuvas frequentes têm exposto as limitações da infraestrutura de drenagem em vários bairros da cidade sol, causando alagamentos em diversas áreas. Ruas ficam intransitáveis, residências são afetadas, e a mobilidade urbana é comprometida. Além disso, o aumento da intensidade das chuvas, possivelmente associado às mudanças climáticas, amplifica a gravidade desses problemas.
Os alagamentos recorrentes têm impactos significativos na vida cotidiana dos moradores, afetando a saúde, educação e atividades comerciais. A exposição constante a águas paradas pode aumentar o risco de doenças transmitidas por mosquitos, enquanto as interrupções no transporte público e nas atividades comerciais geram prejuízos econômicos.
Não bastasse as chuvas, a população Jequieense, também passou por muitos perrengues na terça-feira(20), onde tiveram que conviver com uma nova pane no sistema elétrico das 8h da manhã retornando as 14h30, onde empresas dos setores comercial e industrial, bancos, clínicas de saúde, emissoras de rádio, postos de combustíveis, tiveram suas atividades suspensas durante o período. Sem dispor dos serviços de internet e das operadoras de telefonia celular, milhares de pessoas se sentiram prejudicadas. Em nota, a Neoenergia Coelba deu conhecimento de um rompimento de rede de transmissão na região de Ubatã.