Um grupo de 70 fiéis brasileiros, sendo oito deles da Igreja Batista de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e que havia iniciado caravana de peregrinação religiosa por Israel na sexta-feira (6), tenta adiantar o retorno ao Brasil devido ao inicio do conflito bélico entre Israel e o Hamas, deflagrado no sábado (7) e que já matou mais de mil pessoas e deixou brasileiros feridos.
De acordo com o pastor da congregação, o retorno dele e de outros sete fiéis a Contagem estava programado para quinta-feira (12), mas diante da guerra no Oriente Médio, a ideia é agir com prudência, e respeitar a integridade do grupo. O agrupamento, que é composto por crianças, adultos e idosos de todo o Brasil, já pediu a antecipação dos voos à companhia aérea.
“Estamos na região Norte do país. Sabemos oficialmente, pelo Exército e pelo Ministério do Turismo locais, que está controlado (o conflito). Não temos medo de permanecer aqui. O grupo se fortaleceu em orações, mas estamos prontos tanto para ir (embora) quanto para continuar o roteiro normal pois há algumas mulheres e filhos cujos maridos não vieram ou homens cujas esposas e filhos não vieram. Então, por respeito a todos eles, se houver possibilidade, retornaremos (ao Brasil)”, disse o pastor da Congregação.
A ofensiva surpresa do Hamas contra Israel aconteceu exatamente 50 anos após o início da Guerra do Yom Kippur, um conflito ocorrido em 1973, envolvendo israelenses e árabes na região próxima ao canal de Suez, na fronteira com o Egito.(Fonte O Tempo)