No ano de 2014, até a semana epidemiológica nº 18, de janeiro a abril, a Vigilância Epidemiológica notificou 147casos suspeitos de Dengue no município de Jequié, o que representa uma redução de 94,51% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram notificados 2.682 casos no mesmo período. Apesar do avanço alcançado, a taxa de incidência no município está em 91,08 por grupo de 100 mil habitantes, ainda considerada alta conforme parâmetros do Ministério da Saúde.
A principal ação de combate ao mosquito da dengue continua sendo a eliminação dos possíveis criadouros, locais abertos onde pode haver acúmulo de água, como vasos, tampinhas de garrafa, caixas d’água descobertas, pneus, recipientes de todo tipo. Para isso, a Vigilância Epidemiológica de Jequié realiza visitas constantes aos imóveis do município eliminando os possíveis criadouros do mosquito e orientando os moradores a manterem os cuidados necessários para eliminar o mosquito. Um exemplo claro dessa ação foi a retirada de 67,9 toneladas de pneus nos quatro primeiros meses do ano.
Mesmo com todo esforço, até a 15ª semana epidemiológica de 2014, os agentes de combate às endemias (ACEs) que trabalham no Programa Municipal de Combate à Dengue de Jequié, não obtiveram êxito em 29,13% das 35.694 visitas realizadas, por encontrarem os imóveis fechados ou por resistência dos moradores, número considerado alto pela Vigilância Epidemiológica.