As famílias agricultoras da comunidade de Itajuru, no município de Jequié, território do Médio Rio das Contas, tem motivo para comemorar. A inauguração tão aguardada da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca acontece no sábado (20), pelo Governo do Estado.
A unidade conta com investimentos da ordem de R$ 433,6 mil por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A partir de agora, os agricultores do Distrito Itajuru têm a oportunidade de dar um verdadeiro salto na sua produção de mandioca. A agroindústria oferece uma estrutura moderna e completa para o beneficiamento da mandioca, para transformá-la em deliciosos e diversos produtos derivados. Farinha, biscoito polvilho, bolo, beiju serão apenas algumas das opções que ganharão a vida na agroindústria.
A Presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, Lilian Michele Leonam, conta que é uma alegria para toda a comunidade ver esse sonho se tornar realidade. “A gente trabalhava dentro das nossas próprias casas e agora vamos produzir em um espaço adequado, com mais higiene e isso vai melhorar a qualidade e dar mais valor aos nossos produtos”.
Tem mais entregas para a agricultura familiar do Médio Rio das Contas. A Associação de Mulheres do Projeto de Assentamento Santa Irene, do municipio de Gongogi, será beneficiada com um veículo utilitário com baú, para o suporte logístico e o escoamento da produção da fábrica de polpas de frutas, atendendo às demandas da comunidade.
Já a Associação dos Produtores e Moradores de Córrego de Pedras, de Ipiaú, vai contar com um Caminhão Baú, para o escoamento da produção da fábrica de achocolatado e nibs de cacau, atendendo às demandas da comunidade. E tem ainda um veículo utilitário para a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Ibiá e Região (AANIB) para o suporte logístico da manutenção de apiários e apoio ao escoamento da produção de mel.
Em meio a essas conquistas, a 42ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de Jequié (ExpoJequié) proporciona um ambiente propício para a valorização da agricultura familiar. O evento, que acontece até o próximo domingo (28), abriga a Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária com a participação de 20 empreendimentos. (Secom/ SDR/CAR)