Home » Sem categoria » Como funciona a Assistência Estudantil na Uesb?

Como funciona a Assistência Estudantil na Uesb?

Depois da aprovação no Vestibular Uesb 2023, alguns estudantes encontram um novo desafio pela frente: encontrar formas de se manter na Universidade e chegar até a conclusão do curso de graduação. Com foco nos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Uesb implantou, em 2009, o Programa de Assistência Estudantil (Prae), para garantir a permanência desse público nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Além de possibilitar o acesso ao Ensino Superior, a Uesb percebeu, ao longo dos anos, a necessidade de implantar ações de permanência no ambiente acadêmico. “Há uma máxima, quase poética, que diz que devemos cuidar do acesso, da permanência e do sucesso da pessoa que entra na Universidade através de ações afirmativas”, defende a professora Adriana Amorim, pró-reitora de Ações Afirmativas,

Regulamentada pela Resolução Consepe 36/2008, a Assistência Estudantil é parte integrante da política da Uesb há mais de uma década. Por meio dela, a Instituição oferta subsídios que minimizam os gastos dos estudantes com aluguel, alimentação, transporte, entre outros, principalmente aqueles estudantes que precisam mudar de cidade para ir em busca do sonho da formação profissional de qualidade.

A Uesb disponibiliza benefícios para os estudantes matriculados e que estejam frequentando, regularmente, os cursos presenciais de graduação dos três campi. A concessão é validada mediante a comprovação de renda per capita familiar e de outros pré-requisitos, após análise do perfil socioeconômico.

Com isso, a Universidade conta, atualmente, com bolsas auxílio de permanência, moradia, residência universitária, alimentação, transporte urbano e intermunicipal, equipamentos (concessão de notebooks e acesso à internet), auxílio para participação e organização de eventos externos e cota de xerox.

Editais de monitorias, seleção de tutoria de disciplinas, programas e ações culturais e esportivas desenvolvidas pela Universidade também remuneram os alunos com bolsas de extensão. Tudo isso, de acordo com a pró-reitora, “tem, efetivamente, realizado verdadeiras revoluções na vida de pessoas que, em muitos casos, são a primeira da família a fazer um curso superior”.

Para mais informações sobre o Programa de Assistência Estudantil da Uesb, entre em contato com as Coordenações de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa), pelos e-mails: coapait@uesb.edu.br, em Itapetinga; coapajq@uesb.edu.br, em Jequié; e coapavc@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.