A partir de uma alimentação saudável e equilibrada, é possível conseguir manter o corpo e a mente em sintonia, livres de doenças causadas pela falta de nutrientes necessários ao organismo. Com essa proposta, Iasnaia Maria Tavares, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Alimentos da Uesb, criou a “Cartilha de Cupcakes Saudáveis”.
A ideia foi mostrar que é possível continuar consumindo o que se gosta e, ao mesmo tempo, tornar este alimento “mais saudável” e gostoso fazendo pequenas modificações. “Tem alguns ingredientes que podem trazer benefícios adicionais a nossa saúde. Podemos substituir, por exemplo, a farinha tradicional por uma integral que contém fibras, adicionar frutas que contém compostos bioativos, atividade antioxidante”, destacou Tavares.
Elaboração da Cartilha – O material é resultado das ações do projeto de extensão “Promoção da educação alimentar e nutricional no ambiente escolar”. As ações foram realizadas de forma on-line, junto aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Técnico da Escola Estadual Dom Daniel Comboni, localizado em Nova Venécia, município do Espírito Santo.
O projeto foi desenvolvido em três etapas. A duas primeiras fases foram compostas pelas palestras “Alimentos saudáveis e processados” e “O valor nutritivo dos alimentos e dieta”, respectivamente. No último momento da ação, foi lançado o desafio aos estudantes de produzir cupcakes com ingredientes mais saudáveis.
“Quisemos, com o projeto de extensão, mostrar que podemos ter uma alimentação mais saudável sem seguir certos modismos de alimentação restritiva. Então, quisemos mostrar que os alunos podem incluir frutas e alimentos mais saudáveis em coisas que comem no dia a dia”, explicou Tavares. Além disso, foi possível desmitificar mitos sobre os alimentos processados. “Outra coisa que quisemos mostrar é que alimentos processados como bolo e cupcake não são vilões, podem ser consumidos em uma dieta balanceada e serem saudáveis”, completou.
Dessa forma, foi proposto aos estudantes que fizessem as receitas e postassem na plataforma on-line chamada Padlet e em suas próprias redes sociais. A partir da troca de opiniões, os alunos elegeram as melhores receitas que foram inseridas na cartilha. “A gente montou a cartilha como prática para finalizar o projeto. Eles fizeram um relatório de aula prática, onde, além de pesquisar os ingredientes que estavam substituindo, informaram sobre os benefícios à saúde”, pontuou a coordenadora da ação.
Impacto na Educação Básica – Para Letícia Ricardo Rossi, aluna do curso técnico em Análises Químicas, a participação no projeto mudou sua relação com a comida. “Poder participar dessa experiência me proporcionou garantir um aprendizado para melhorar meu bem-estar. Também me incentivou a acreditar que, no próprio conforto de casa, eu posso ‘recriar’ receitas comuns e mais nutritivas”, disse.