A Câmara Municipal de Ipiaú em Sessão Solene realizada na terça-feira (28) outorgar honrarias a 14 personalidades consideradas de destaque por relevantes serviços prestados ao município. Dentre os homenageados foi incluído o jornalista, escritor, poeta e historiador José Américo da Matta Castro, com a Medalha do Mérito da Cultura que recebeu o nome de Manoel Pinto (MAPIN), o autor do Hino de Ipiaú. A indicação para a homenagem a José Américo Castro decorreu de Projeto de Resolução do vereador Claudio Nascimento, aprovado por unanimidade, com a justificativa de José Américo haver se tornado um dos mais importantes agentes culturais de Ipiaú, descendente de um dos fundadores da cidade, o pioneiro Domingos Gonçalves Castro.
Natural de Ipiaú, com bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo pela Facom (UFBa), especialista no resgate da memória local sendo membro do Conselho Municipal de Cultura, tendo sido o primeiro presidente do colegiado. Atuou por quase duas décadas na condição de repórter/correspondente do jornal A Tarde, então o maior do norte e nordeste brasileiro, além de passagens por vários veículos de imprensa.
“Sua luta também é em defesa do meio ambiente (militou no Grupo Ecológico Papamel), do patrimônio histórico e da democracia. Está sempre reivindicando mais atenção para a classe artística, incentivando a revelação de talentos e a manutenção de dignidade humana. Tem livros publicados, composições gravadas por interpretes qualificados da MPB. É mesmo uma referência, um motivo de honra para Ipiaú, acrescentou o vereador Claudio Nascimento, na justificativa para a outorga do primeiro título do Mérito da Cultura de Ipiaú.(jequiereporter)