Home » Sem categoria » Verão aumenta risco de formação de pedra nos rins, adverte urologista

Verão aumenta risco de formação de pedra nos rins, adverte urologista

Fatores comuns na estação mais quente do ano, como calor intenso, aumento da transpiração e baixa ingestão de água, podem aumentar o risco de pedra nos rins. Hábitos saudáveis como mudar a alimentação e beber líquidos regularmente, além de observar a coloração da urina, são algumas medidas que podem evitar os cálculos renais, orienta o urologista Fábio Vicentini, do Centro de Referência para a Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. De acordo com o médico, os casos de cálculo renal aumentam 30% nos períodos mais quentes do ano. Mesmo com maior incidência nos homens, o especialista alerta que todos devem adotar as medidas para cuidar da saúde dos rins. “A dieta ideal inclui primordialmente o aumento da ingestão de líquidos – cerca de dois litros de água por dia e de sucos de frutas cítricas –, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos.

Uma parte da matéria acima, foi transcrita do  Bhaia Notícias Para o nosso Blog.Mas o nosso conceituado médico Urologista da nossa Cidade Sol, Elias D’Avila, faz um comentário  a respeito do assunto.Leia na íntegra o texto.

O cálculo urinário abrange a formação de “pedras” em todo segmento do aparelho urinário (Rins, ureteres, bexiga e uretra), é uma doença de conhecimento muito antigo já que foram encontradas em múmias egípcias de cerca de 6.000 anos.
Estudos mostram que aproximadamente 10% das pessoas apresentarão cálculos, e seu índice aumenta devido a hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e melhora tecnológica dos meios diagnósticos. Em sua maioria tem como elemento formador o cálcio (80%). Existem fatores pessoais como herança, alterações metabólicas
Para todos os cálculos com a baixa ingesta de líquidos há uma maior concentração de solutos, uma condição preponderante para formação dos cálculos(pedras).
A eliminação do calculo provoca “Cólica renal” que em geral é uma dor forte, de inicio súbito, que em geral só alivia com medicação por via venosa, feita em hospitais.
Cada tipo de calculo: localização, tamanho, densidade (dureza) tem um tratamento especifico a ser realizado. Geralmente ele recidiva em alguns anos.
Para todos os conselho do urologista é que a quantidade de agua a ser ingerida deve ser maior que a suficiente para diminuir a sede, o suficiente para urinar muito e com a urina da cor da agua da torneira.(Dr. Elias D’Avila)

Dr. Elias D"avila fala dos riscos de formação de pedras nos rins

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.