Durante os meses de setembro e outubro, a Uesb atendeu, por meio do curso de Fisioterapia, cerca de 90 pacientes com problemas de saúde relacionados a subáreas como cardiorrespiratória, traumo-ortopedia e reumatologia, pediatria, gineco-obstetrícia e neuro-geriatria. A ideia do projeto foi promover consultas on-line para pacientes em domicílio, com sintomas leves e moderados da Covid-19. A ação teve como objetivo contribuir para o enfrentamento da doença no município de Jequié, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Nas teleconsultas, em plataformas digitais como o Google Meet e WhatsApp, os alunos realizaram tratamentos e ações de prevenção e promoção da saúde.
Cartilhas e vídeos também foram distribuídos entre os pacientes, com orientações e condutas para a continuidade dos tratamentos em casa. Estão à frente do projeto-piloto as professoras Nayara Souza, coordenadora da área de Estágio Supervisionado 1 e 2 em Fisioterapia, e Luciana Reis, coordenadora de Ensino Remoto de Estágio Supervisionado 2.
Nesta sexta, 30, será realizado o Webinar Teleconsulta em Fisioterapia, a partir das 14 horas,. A ação marca o encerramento dos trabalhos, com a devolutiva dos resultados obtidos à Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. A programação inclui também relatos de experiências de docentes e discentes e será transmitida no YouTube da TV Uesb.