O município de Jequié já se encontra em transmissão comunitária do novo coronavirus e o aumento de contaminados tem sido absurdamente elevado dia após dia. O Hospital Geral Prado Valadares informou nesta quinta-feira (09), todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com sintomas da Covi-19, estão ocupados. O Prado só dispõe de 19 leitos de UTIs Covid, 19 leitos de enfermaria, 20 leitos de retaguarda de enfermaria Covid na Clínica São Vicente contratados pelo governo do estado, além de 12 leitos na emergência adulta para estabilização de pacientes.
O recorde de casos positivos em Jequié, segundo boletim epidemiológico, registrou na quinta-feira (9) 91 casos positivos, perfazendo um total de 1495 contaminados. Nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa se pronunciou e irá definir medidas mais duras para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19 nos últimos dias. Dentre as cidades em que as medidas serão aplicadas estão Jequié e Jaguaquara. A informação foi dada pelo governador no início da noite desta quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado.
Rui lembrou que a Bahia não pode jogar fora os resultados alcançados nos últimos meses e que o isolamento social deve continuar a ser feito, sobretudo nessas cem cidades com elevação de casos. “Se essa situação se prolongar, poderemos chegar a um colapso do sistema de saúde da Bahia, por isso precisaremos endurecer as restrições nessas localidades. Nossa meta é e sempre será lutar para que vidas humanas sejam salvas. Também em função disso, orientei que os prefeitos façam o Internamento precoce de pacientes com sintomas e morbidades para tentar evitar que a situação se agrave”, contou.