Como a gente sabe, pizzaria não foi uma coisa tão antiga a instalar-se em nossa Jequié. Lembro bem quando o simpático casal, Eliana e Luizinho Cotrim, empreenderam e inauguram em 1978, o Quintal Lanches, localizado no bairro Campo do América. De Quintal Lanches, logo, logo, virou apenas Quintal e, em seguida, independentemente de nome, transformou-se na nossa pizzaria, inaugurando assim, não apenas um empreendimento comercial, mas um novo tempo em Jequié: o tempo das pizzas!
As famílias transformaram o Quintal na extensão de suas casas, num espaço de encontro e confraternização. O cardápio, além da variedade de pizzas, oferecia aos clientes sucos de frutas naturais, refrigerantes, vinhos e aquela cervejinha bem gelada para amenizar o calor e estimular o bate-papo entre amigos.
O atendimento dos garçons era simples e informal, deixando a clientela satisfeita, com um gostinho de quero mais! Lio e Luizinho, por sua vez, recepcionavam a todos com elegância, distinção e uma alegria contagiante! A presença frequente de artistas, escritores, músicos e poetas, iluminados pela aura do cronista Luiz Cotrim, dava ao ambiente um brilho e um encanto particular. Adultos, jovens, crianças e casais de namorados se irmanavam e amavam o Quintal. É verdade! O Quintal tinha um sabor único: um sabor especial! Naquele tempo podíamos afirmar que tudo começava e terminava em pizza! Lio, grazie!
Reinaldo Pinheiro