Semana passada o médico Urologista Elias D’Avila deu uma entrevista em uma rádio local, abordando um assunto relacionado à Próstata, que vem sendo motivo de muita preocupação para os homens. Segundo Dr. Elias que também foi procurado pelo nosso Blog, faz uma explanação para que o leitor entenda o que é Próstata e diz que é uma pequena glândula localizada logo abaixo da bexiga, abraçando a uretra e essa glândula é a responsável pela preocupação que os homens acima de 45 anos devem ter.
Uma grande parte das cirurgias no homem com mais de 60 anos é para remover o adenoma (tumor benigno). É também o maior causador de câncer em um órgão interno (perde apenas para o câncer de pele). Mas, felizmente é altamente curável quando diagnosticado em sua fase inicial. Com a descoberta de uma proteína nos meados dos anos 80 (PSA= Antígeno Prostático Especifico, sigla da palavra em inglês), foi um grande passo. E para com uma atenção especial pelo especialista, a investigação tornou-se mais eficiente facilitando o diagnostico precoce.
O tratamento deve ser individualizado. Necessitando avaliar cada paciente em especial, pois estado clinico com ou sem doenças associadas, idade, grau de avaliação da doença. A cirurgia é o tratamento de eleição, quando possível (aberta, vídeo, robótica). Radioterapia, Braquiterapia, quimioterapia ou vigilância devem ser analisadas.
Lembrar que: Pessoas com parentes próximos devem ter maior propensão à doença.
Alimentação saudável, atividades físicas são favoráveis, enquanto excessos de gorduras são facilitadores desses tumores.
Homens com 45 anos e aqueles com fator hereditário devem fazer anualmente a avaliação.
O toque retal e dosagem do PSA são suficiente para o rastreamento do câncer de próstata, mas geralmente seu médico faz uma avaliação mais ampla quando necessário.
BOA MATÉRIA, GOSTEI MUITO, DIVULGUEM MAIS ESSES TIPOS DE MATÉRIAS REFERENTE A PRÓSTATA E VÁRIOS OUTROS ARTIGOS.
ATENCIOSAMENTE;
ÉRICO COÊLHO
Quem deveria cuidar do paciente com CA de próstata nao seria o oncologista?
Muito interessante a materia , aproveito pra desejar uma otima semana pra todos.
Adriana,
O tratamento do cancer de prostata deve ser multiprofissinal.
Quando ainda localizado na glandula, a cirurgia é feita pelo urologista ou a opção sendo Radioterapia ou Braquiterapia será a cargo do Radioterapeuta.
Se temos no exames da peça infiltração tumoral, recorremos ao Radioterapeuta o tratamento complementar.
Quando o tumor se disseminou por outros órgãos ou temos recidiva bioquimica ( o PSA volta a subir apos esses tratamentos) necessitamos do oncologista clinico que fará opção da droga a ser usada.
Às vezes o urologista pode voltar a intervir cirurgicamente quando há necessidade de fazer desobstrução da uretra posterior (RTU) ou completar o bloqueio hormonal cirurgicamente.
È sempre bom alertar para o diagnóstico precoce de câncer, nesta matéria a clareza e objetividade com que o tema foi abordado, contribui bastante, para desmistificar o receio quanto aos exames diagnósticos do câncer de próstata, estimulando ao conhecimento de um possível diagnóstico, de forma precoce e portanto curável.
Continuo sem entender, meu pai teve CA de próstata e foi operado por um oncologista, e está ótimo!
Elias D’Avila Pessoa ilustra,Médico Por Excelência Dro obrigada pelo apoio náo só para min sim para nossa querida prefeita Dra tania Britto Eduarda costa……..big loraaaaaaaaaa