O Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC, entidade ambientalista de Jequié, foi eleito para representar as organizações não governamentais ongs ambientalistas do Nordeste brasileiro no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
O ambientalista Domingos Ailton retorna dez anos depois como representante titular do GERC e das ongs ambientalistas do Nordeste brasileiro no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Os ambientalistas Daniel Melo Barreto e Gilvan Mota, respectivamente na primeira e segunda suplência, vão compor também a representação do GERC em um dos mais representativos conselhos da República, na gestão 2017/2019.
Domingos Ailton destaca que muitos desafios a representação ambientalista enfrentará no âmbito nacional. “Ao mesmo tempo em que o Ministério do Meio Ambiente abre o diálogo com os ambientalistas através do ministro Sarney Filho, já que o ministério não vinha desenvolvendo essa diálogo nos últimos anos, o Brasil enfrenta ameaças absurdas de retrocesso na legislação ambiental. Esta semana, por exemplo, deve entrar em votação no Congresso Nacional projeto que praticamente acaba com o licenciamento ambiental”.
As mudanças nas regras do licenciamento ambiental enfrentam forte oposição de ambientalistas e da sociedade civil. Eles acreditam que as mudanças são inconstitucionais e colocam em risco o meio ambiente, tornando acidentes ambientais, como vazamentos de petróleo ou rompimentos de barragens, mais recorrentes.
Ressalta ainda Domingos Ailton que a representação do GERC “irá lutar pelo fortalecimento das unidades de conservação federal na região como a Floresta Nacional Contendas do Sincorá, o Parque Nacional de Boa Nova e a criação de uma unidade de conservação federal em Jequié, que com três ecossistemas: Mata Atlântica, Caatinga e Mata de Cipó e não conta com nenhum tipo de proteção ambiental”.