Diante da crise, as companhias Azul e Passaredo, que atuam nos aeroportos no interior baiano, estão reduzindo ou remanejando a programação de voos em algumas cidades. Segundo informou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), responsável pela gestão dos aeroportos regionais, houve este ano redução de voos em Barreiras, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Valença.
O órgão não divulgou dados precisos da quantidade de voos que era oferecida no ano passado. Informou, entretanto, que, atualmente, Feira de Santana opera com um voo semanal para Campinas. Já em Valença há também um voo semanal para Salvador. Barreiras tem um voo, uma vez por semana, para Brasília. Já com destino a Salvador, operam hoje apenas dois dos quatro voos da Passaredo.
A partir deste mês, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, só haverá voos até às 19h. O voo pernoite da Passaredo em Conquista deve ser cancelado. Já a Azul Linhas Aéreas divulgou nota comunicando que deve manter a quantidade atual de voos, cancelando a programação antiga da companhia que previa o fim das operações na cidade.
“A Azul continua operando a rota, sem previsão de mudanças. Quanto a outras cidades, a Azul sempre estuda novas possibilidades de operação, mas no momento não há novidades sobre ampliação de oferta de voos na Bahia”, informou a companhia, após boatos de que o voo para Salvador seria cancelado, preocupando segmentos do setor imobiliário que estão investindo na cidade..
O comunicado de cancelamento de voos deve ser feito às empresas concessionárias dos aeroportos e à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba). A agência divulgou nota informando que, por enquanto, “não houve nenhum comunicado” relativo às operações em Conquista. A Agerba ainda esclarece que a questão compete também à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).(A Tarde online)