Uesb integra saberes e transforma realidade local com o projeto “Ciência na Comunidade”

O protagonismo comunitário é o verdadeiro motor do projeto “Ciência na Comunidade”, desenvolvido pela Uesb no povoado Duas Irmãs, em Manoel Vitorino. A ação vem consolidando uma nova forma de aproximação entre a Universidade e a população, fortalecendo as potencialidades locais e estimulando o engajamento dos moradores.

Projeto Ciência na Comunidade da Uesb

Vinculada à extensão dos Programas de Pós-Graduação da Instituição, a iniciativa atua a partir de cinco eixos temáticos: Educação; Agricultura Familiar; Saúde e Qualidade de Vida; Sustentabilidade Ambiental; e Cultura, Esporte e Lazer. Ao todo, 22 programas participam das atividades, articulando o conhecimento científico às demandas reais da comunidade.

Para o líder comunitário José Francisco Souza, o diferencial do projeto está justamente em romper com uma lógica assistencialista e construir perspectivas de futuro para a população. “Às vezes, é mais fácil enxergar as coisas negativas, mas aqui existe muito potencial. Temos agricultura, produção de umbu, a pedreira, pessoas trabalhadoras. Esse projeto está dando visibilidade para quem, muitas vezes, estava invisibilizado”, destaca. Segundo ele, a iniciativa também tem contribuído para aproximar diferentes órgãos do poder público e instituições parceiras em torno das necessidades locais. 

Nascida e criada no povoado de Duas Irmãs, a produtora rural Kelle Cristina planeja, para um futuro próximo, criar animais e expandir o cultivo em sua terra. Por isso, ela acompanha de perto as transformações promovidas pelo projeto. Beneficiária das ações de avicultura da Uesb, Kelle destaca que as capacitações para a criação de galinhas têm aberto novas possibilidades para agregar valor à produção local.

“O projeto tem trazido muitas melhorias e grandes avanços. Tenho orgulho de morar aqui e acredito que a gente precisa abraçar essas iniciativas se quer ver o progresso da comunidade”, ressalta. Para ela, o desenvolvimento do povoado passa também pela valorização de quem vive no local e pela construção de oportunidades para as novas gerações.

Criado em 2023, o projeto “Ciência na Comunidade” é uma das primeiras experiências nacionais de extensão na pós-graduação financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa nasceu a partir da mobilização do então pró-reitor e atual reitor da Uesb, professor Robério Rodrigues, e tem previsão de execução até 2028, com a pretensão de permanecer como ação contínua da Universidade.

“As universidades são potencializadoras de políticas públicas e eu digo com toda clareza: isso aqui já é uma política pública bem-sucedida. São ações que vieram para ficar, e a Universidade se sente bem estando no seio da comunidade, que é a quem ela deve beneficiar”, afirma o reitor.

Resultados que traduzem força –  Entre os resultados já alcançados, estão a implantação da escola em tempo integral, ações de saúde bucal, qualificação de professores da rede rural, iniciativas voltadas para a criação de pequenos animais, agricultura familiar e monitoramento em saúde. Para Robério, o projeto foi responsável por lançar luz sobre as necessidades da comunidade e mobilizar diferentes instituições em torno dessas demandas. “O projeto não vai resolver todos os problemas, mas foi o pontapé inicial. Ele trouxe um olhar para aquilo de que a comunidade precisa”, avalia.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Uesb, professor Márcio Pedreira, todas as atividades foram construídas a partir de um diagnóstico participativo realizado junto aos moradores. “Essa comunidade foi identificada como uma oportunidade da Universidade colaborar com a melhoria de vida das pessoas. A partir daí, fizemos um diagnóstico para compreender as necessidades e definir quais ações poderiam ser desenvolvidas”, explica.

Segundo ele, a proposta é levar os conhecimentos produzidos na pós-graduação para além dos muros da Instituição. “O projeto representa a transferência do conhecimento para a melhoria da sociedade, por meio de ações de educação, saúde e agricultura”, completa.

Arraiá e o fortalecimento cultural – Como parte das ações do eixo de Cultura, Esporte e Lazer, o projeto realizou um Arraiá que movimentou a Escola Municipal Menandro Menahim e reuniu os moradores da comunidade, que conta com cerca de 400 habitantes. A atividade buscou fortalecer os vínculos locais e valorizar as tradições culturais nordestinas.

Coordenadora do eixo, a professora Ana Angélica Leal destaca que a iniciativa vai além da celebração junina e representa uma oportunidade de fortalecimento das relações humanas e do sentimento de pertencimento. “A comunidade está tendo a experiência de vivenciar uma questão cultural da nossa realidade, principalmente aqui no Nordeste. Esse conhecimento é significativo, porque fortalece as relações humanas e contribui para que a comunidade cresça, se una e tenha uma qualidade de vida melhor”, enfatiza.

Segundo a docente, o trabalho desenvolvido pelo eixo também envolve o resgate da memória e da ancestralidade dos moradores, ampliando a visibilidade da comunidade. “Conhecer a história de vida das mulheres e dos homens mais velhos e reforçar esse pertencimento é importante. O que as pessoas reivindicam é justamente essa visibilidade, e é isso que buscamos construir por meio do projeto”, conclui.

Ascom/UESB

Neste domingo (28), Jerônimo Rodrigues inaugura a Bahia Filmes, primeira empresa pública estadual de audiovisual do país

O governador Jerônimo Rodrigues inaugura, neste domingo (28), às 18h, a Bahia Filmes, primeira empresa pública estadual voltada ao setor audiovisual do país. A cerimônia será realizada na sede da empresa, no Edifício Oscar Cordeiro, localizado no bairro do Comércio, em Salvador.

Vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a Bahia Filmes inicia suas atividades com a missão de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual baiano, ampliar a atração de investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico, cultural e social do estado.

Salvador está entre destinos mais desejados pelos brasileiros para o 2º semestre, aponta pesquisa

Foto Divulgação

Salvador está entre os destinos nacionais mais desejados pelos brasileiros para viajar até o fim de 2026, segundo uma pesquisa da Verisure. A capital baiana figura entre as cinco cidades mais citadas pelos entrevistados, ao lado de Gramado, São Paulo, Rio de Janeiro e Campos do Jordão.

 O levantamento mostra que o interesse por viagens segue em alta: 84,8% dos brasileiros já têm planos para o segundo semestre, seja para as férias de julho, feriados prolongados ou as festas de fim de ano.

 Além de Salvador, o Nordeste concentra metade dos dez destinos nacionais mais lembrados pelos participantes. Fortaleza, Natal, Maceió e Fernando de Noronha também aparecem na lista, reforçando a preferência dos viajantes por destinos de sol e praia para a temporada de verão.

 Realizado com 500 brasileiros de todas as regiões do país, o estudo também investigou como a segurança influencia o planejamento das viagens. Entre os entrevistados, 33,4% afirmaram ter dificuldade para relaxar durante o passeio por preocupação com roubos e furtos na própria residência, enquanto 24% disseram já ter desistido de viajar em datas comemorativas por receio de invasões.

 A preocupação também influencia a escolha da hospedagem. Câmeras de segurança em áreas comuns foram apontadas como o principal item para uma estadia tranquila, citadas por 59,2% dos participantes. Em seguida aparecem portaria ou recepção 24 horas (56%) e controle de acesso de visitantes (46%).

 A pesquisa foi realizada por meio de questionário online com 500 brasileiros maiores de 18 anos, residentes em todas as regiões do país. O levantamento tem índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

bahianoticias

Sesab alcança resultados expressivos nas testagens de 2026 durante o São João

Nas festas de São João deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou 16 postos de testagem rápida de ISTs em toda a Bahia. Neles são feitos exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de atendimentos gerais a ocorrências nos festejos. Do total de testes realizados, foram identificados 537 testes positivos para sífilis, 27 para HIV, 15 para hepatite C e 12 para hepatite B.

De acordo com o órgão,  foi garantido também o início imediato do tratamento para 175 pessoas diagnosticadas com sífilis, que optaram por começar no próprio posto o uso da penicilina benzatina (benzetacil). A rede hospitalar estadual registrou 54 ocorrências relacionadas aos festejos juninos.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou o maior número de atendimentos, com 34 registros. O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, registrou seis ocorrências, enquanto no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foram cinco atendimentos.

Os demais registros foram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (3), Hospital Dr Mário Dourado Sobrinho (2), em Irecê, Hospital Regional de Juazeiro (1), Hospital Regional de Paulo Afonso (1), Hospital Geral Clériston Andrade (1), em Feira de Santana, e Hospital Estadual de Jaguaquara (1).

Bahia decreta ponto facultativo para o jogo do Brasil na Copa do Mundo

Foto Mateus Landim/GOVBA

O governador  da Bahia Jerônimo Rodrigues(PT), anunciou que assinou um decreto de ponto facultativo para os servidores da rede estadual na próxima segunda-feira, 29. Conforme o anúncio do petista em vídeo na quinta-feira (25). O expediente será até às 11h em razão do jogo do Brasil pelos 16 avos de final da Copa do Mundo deste ano, previsto para às 14h.

O governador informou que a medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26). A compensação pela diminuição da carga horária será acordada e divulgada pela Secretaria de Administração da Bahia (SAEB).

“Olha, o Brasil passou para a segunda fase na Copa do Mundo e tendo em vista que o próximo jogo do Brasil, na segunda fase, será às 14 horas de segunda-feira, dia 29 de junho dia de São Pedro. Então, eu estou aqui publicando no Diário Oficial, desta sexta-feira, ponto facultativo, o Estado e o servidor trabalhará de 8 às 11 horas e recomprará essa carga horária em um acordo e divulgação da SAEB”, anunciou o governador.

Jerônimo Rodrigues visita obra do Teatro Castro Alves, que reabre ao público em 1º de julho

Após mais de dois anos de obras, o Teatro Castro Alves (TCA) se prepara para reabrir ao público no próximo dia 1º de julho. Na quarta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o equipamento cultural para acompanhar os últimos ajustes da ampla requalificação que modernizou e preservou um dos mais importantes teatros do país.

Foto Amanda Ercília/GOVBA

“Estamos nos últimos ajustes para entregar à Bahia e ao Brasil um teatro à altura da sua história. Muito em breve, o Teatro Castro Alves estará novamente de portas abertas, com uma estrutura moderna, atualizada e preparada para seguir como um dos maiores equipamentos culturais do país”, afirmou o governador durante a visita.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2014 como exemplar da arquitetura brasileira do século XX, o TCA passou por intervenções voltadas à acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. Entre as principais ações estão o restauro das fachadas, a restauração das poltronas da sala principal e das superfícies de mármore do Foyer.

A obra também incorporou medidas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais retirados do teatro, a implantação de um sistema de captação de águas pluviais e a modernização da iluminação com tecnologia LED, mais eficiente do ponto de vista energético.

Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a requalificação do TCA buscou equilibrar preservação e modernização. “A Bahia está pronta para viver uma nova era na cultura com a volta do Teatro Castro Alves, o mais moderno do Brasil. O Governo do Estado entrega um equipamento restaurado, completamente modernizado, mais seguro, acessível e democrático”, afirmou.

Após a reabertura, o TCA entrará em operação assistida, fase destinada a ajustes técnicos e operacionais necessários ao pleno funcionamento da estrutura, sem impacto na programação artística. A requalificação reforça o papel do equipamento como um dos principais símbolos da cultura baiana e brasileira.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Em clima de Copa e São João, a cidade sol encerra festa Junina com  Bares e Praças superlotadas.

Em clima de Copa do Mundo e embalado pela vitória do Brasil sobre a Escócia pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026, milhares de pessoas lotaram bares da cidade e em especial a Praça da Bandeira, onde ficou instalado o Palco Principal dos festejos Juninos, com apresentações diversificadas, atraindo um público estimado entre 80 e 100 mil pessoas por noite, movimentando o circuito festivo.
 

Vale a pena conferir!

São João de Jequié reúne grandes nomes da música no circuito da Praça da Bandeira

Foto PMJ

As noites dos festejos juninos em Jequié tem sido  marcada por grande presença de público, em um ambiente de intensa animação e celebração. O evento vem atraindo pessoas de diferentes idades, que compareçam para dançar, cantar e aproveitar a programação, consolidando o sucesso da grande festa junina em Jequié.

    

Com investimento do Governo do Estado, São João no Pelourinho atrai baianos e turistas

Foto Joá Souza/GOVBA

O Pelourinho mudou de ritmo e de cenário para o São João. Promovido pelo Governo da Bahia, o Centro Histórico ganhou uma decoração que transformou o ponto turístico em um verdadeiro arraiá, em Salvador, com bandeirolas coloridas espalhadas pelas ladeiras, ao som do forró que dão o tom do espaço, atraindo baianos e turistas que buscam celebrar o período junino.

Com uma programação descentralizada que segue a todo vapor até o dia 24 de junho, a festa se espalha pelo Largo do Pelourinho, pelas Praças Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista, além da Praça das Artes, Praça da Sé e o tradicional Coreto no Terreiro de Jesus. Grandes nomes da música brasileira e do forró dão o tom das noites, como Geraldo Azevedo, Falamansa, Mastruz com Leite e Dorgival Dantas.

Foto Joá Souza/GOVBA

No dia 24 de junho, o clima de celebração ganhará um reforço especial: além do forró, o público poderá acompanhar a transmissão do jogo da Seleção Brasileira com a energia e a batida inconfundível da torcida do Olodum, unindo duas grandes paixões nacionais em uma única praça.

O Governo da Bahia montou uma operação especial de segurança pública para o São João 2026, que se estende até o dia 12 de julho em 283 municípios. Na capital e Região Metropolitana, são 6.204 profissionais de segurança empenhados, com o suporte de 312 viaturas e 196 câmeras de videomonitoramento de última geração, equipadas com inteligência artificial, leitura de placas e reconhecimento facial.

A presença ostensiva de policiais e as 28 estruturas operacionais montadas, como postos elevados de observação e bases de apoio, trazem o clima de paz necessário para a festa. Tudo isso é coordenado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), reunindo 20 órgãos estaduais de forma integrada.

Ao todo, as ações do governo levam o São João a sete bairros de Salvador e a mais de 280 municípios do interior baiano. Essa descentralização, o forte investimento na segurança e na grade artística não apenas fortalecem as tradições populares e valorizam as manifestações culturais, mas também funcionam como um poderoso motor econômico, gerando emprego e renda de ponta a ponta na Bahia.