Jequié: Preparação para a Festa de Santo Antônio 2025

No próximo dia 29 na Catedral de Santo Antônio de Pádua as 19hs, a comissão organizadora dos festejos de Santo Antônio para 2025, que tem a frente o casal presidente Thiago Del Sarto Azevedo  e Rosiane Barros Oliveira Del Sarto convida para participar do “Te Deum”, evento de grande significado espiritual, destinado a imprensa local e as autoridades representativas.

O “Te Deum” é uma tradicional oração de louvor, cuja origem remota aos primeiros séculos da Igreja Católica, e que, em sua essência, é uma ação de graças à Deus pela sua infinita misericórdia e por suas bênçãos. Durante o evento será apresentando oficialmente a programação das festividades do Padroeiro da Cidade Santo Antônio.

Daniel Lélis celebra seus 15 anos com alegria e gratidão

O jovem Daniel Lelis Barretto filho do casal Daniela e Thiago ,completou 15 anos no último dia 19,rodeado de carinho e boas energias de familiares e amigos. A data especial foi marcada por muita alegria, reflexões sobre essa nova fase da vida e o desejo de um futuro repleto de conquistas.

Com um sorriso no rosto e o coração cheio de sonhos, Daniel agradeceu pelas mensagens recebidas e por todo o apoio que tem ao seu redor. Os 15 anos representam não só uma etapa importante da juventude, mas também um momento de amadurecimento e novas descobertas.

Parabéns, Daniel! Que essa nova fase venha cheia de luz, aprendizado e muitas realizações!

Morre o Papa Francisco, líder da Igreja Católica e símbolo de simplicidade e diálogo

O mundo católico e a comunidade internacional se despedem nesta segunda-feira (21),de um dos papas mais carismáticos e influentes da era contemporânea. Faleceu o Papa Francisco, aos 88 anos, líder da Igreja Católica desde 2013 e o primeiro pontífice nascido na América Latina.

Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires, Argentina, assumiu o pontificado com a missão de promover uma Igreja mais próxima dos pobres, aberta ao diálogo inter-religioso e comprometida com causas sociais e ambientais. Ao longo de seu papado, foi reconhecido por seu estilo simples, seu carisma e sua firme defesa da misericórdia, da justiça e da dignidade humana.

Francisco também enfrentou desafios significativos dentro e fora da Igreja, como escândalos de abusos, tensões internas entre alas conservadoras e progressistas e um cenário global marcado por guerras, desigualdades e crises migratórias.

Seu legado inclui encíclicas como Laudato Si’, sobre o cuidado com o meio ambiente, e Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social, além de gestos simbólicos que emocionaram fiéis no mundo inteiro, como lavar os pés de presos e refugiados, visitar campos de guerra e promover encontros com líderes de outras religiões.

Como é tradição, o funeral do papa começa na Basílica de São Pedro. O corpo de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano da história, ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.

Bahia lidera receptivo de turistas internacionais no Nordeste entre janeiro e março, aponta Embratur

Foto Manu Dias/GOVBA

A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais, consolidando-se como líder no receptivo deste público, na região. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.

Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Foto Divulgação GOVBA

Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de “um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, explicou.

Atualmente, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.

A qualificação da mão-de-obra é feita através de ações da própria Secretaria de Turismo (Setur-BA), por meio de uma plataforma de ensino à distância, do Governo do Estado. A capacitação acontece em parceria entre o governo estadual e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O esforço do Governo do Estado em promover o destino Bahia foi recompensado recentemente. O projeto comunitário Instituto Santa Cruz – Ponta da Serra, em Adustina, na zona turística Caminhos do Sertão, ganhou o prêmio ouro, na categoria Patrimônio Imaterial, no concurso de Turismo Sustentável da World Travel Latin America (WTM), a maior feira da indústria de viagens da América Latina, na última quarta-feira (16), em São Paulo. O projeto oferece a experiência da devoção à Santa Cruz, incluindo trilhas pela Caatinga, artesanato e gastronomia inspirada na cultura sertaneja.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Bancos fecham nesta sexta (18) e só reabrem na próxima terça-feira (22)

Por conta do feriado da semana Santa as agências bancárias estarão com atendimentos presenciais suspensos  nesta sexta-feira (18) e na segunda (21). O PIX pode ser feito normalmente, e funcionam 24 horas todos os dias e feriados. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), boletos e contas de consumo (energia, telefone, água, entre outros) que vencerem nos dias sem compensação poderão ser pagos sem acréscimos no próximo dia útil – 22 de abril – em locais onde não há feriado estadual ou municipal ou ponto facultativo.
 

BRs 116 e 324 será suspensa cobrança de pedágio a partir de 15 de maio

Na quinta-feira (17), a ViaBahia que administra as BRs 116 e 324, deu inicio a saída da concessão. O termo aditivo assinado é um acordo complementar ao contrato original da concessão. Além de dar início da saída da empresa, o documento assinado também estabelece prazos, obrigações e o valor da indenização pelo encerramento antecipado do contrato original, que é de R$ 892 milhões, pagos pela União. A ViaBahia tem prazo até 14 de maio para retirar as marcas das praças de pedágio e concluir a transição. A cobrança do pedágio também vai ser suspensa a partir do dia 15 de maio até novo contrato. De acordo com informações do Governo Federal, a previsão é que o leilão da concessão aconteça ainda em 2025. As informações foram divulgadas pela TV Bahia.

Largo contribui para o desenvolvimento de Maracás, que completa 170 anos

Em seus 170 anos de história, a serem completados neste 19 de abril, a cidade de Maracás, há mais de uma década, conta com uma importante parceria: a Largo Vanádio Maracás, uma das principais impulsionadoras do desenvolvimento econômico e social da região.

Foto Ulisses- Dumas

Desde sua chegada, em 2014, a empresa tem contribuído significativamente para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e valorizando fornecedores da própria região. Outro ponto forte da atuação da Largo em Maracás é o investimento em formação profissional, por meio de uma parceria com o Senai, voltada especialmente para os jovens da comunidade.

Além das ações voltadas para a qualificação, a empresa mantém o programa Liga Social, que apoia iniciativas socioeconômicas e ambientais promovidas por instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, com foco no fortalecimento das comunidades locais. 

Entre os destaques da atuação social da Largo estão os programas “Mulheres Ativas” e “Liga do Campo”, que impactaram positivamente a economia familiar. O primeiro incentiva o empreendedorismo feminino, enquanto o segundo apoia a agricultura familiar. Juntos, os projetos geraram um aumento médio de renda de 13,3% e 9,7%, respectivamente, entre os participantes.

O impacto da empresa vai além de Maracás. Tanto o município quanto o estado da Bahia são beneficiados com o recolhimento de impostos, a geração de empregos e a criação de novas demandas por serviços e produtos, contribuindo para um ciclo contínuo de desenvolvimento.

Ao celebrar os 170 anos de Maracás, a Largo reforça seu compromisso com o crescimento sustentável da região e com a valorização das pessoas que fazem parte dessa trajetória.

MEC destaca qualidade de cursos da Uesb no Enade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ciclo avaliativo de 2023, e atestou, mais uma vez, que a Uesb é referência no país em formação profissional e construção de conhecimento. Com Índice Geral de Cursos (IGC) 4 (em uma escala que vai de 1 a 5), a Universidade figura no grupo de cerca de 26% das melhores instituições de Ensino Superior avaliadas no Brasil.

O indicador do IGC leva em conta uma série de fatores, englobando a avaliação da graduação e da pós-graduação, corpo docente, infraestrutura e muito mais. “Isso demonstra que a nossa Instituição se revela como uma Instituição promissora no cenário do Ensino Superior baiano e do Brasil, considerando, principalmente, seu quadro docente e sua qualidade no âmbito da pesquisa, da pós-graduação e da extensão universitária”, avalia o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Instituição.

Além do IGC, o MEC apresentou outros indicadores de qualidade da Educação Superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice é calculado sempre no ano seguinte à realização do Enade e utiliza tanto o desempenho dos estudantes na prova como outros aspectos voltados para as condições de ofertas dos cursos em cada instituição – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, por exemplo.

Ao todo, 11 cursos da Uesb foram avaliados neste ciclo. Em uma escala de 1 a 5, nove cursos da Universidade obtiveram CPC 4, o que sinaliza um desempenho de alta qualidade. São eles: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Medicina (campus de Jequié), Odontologia e Zootecnia. Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina (campus de Vitória da Conquista) obtiveram CPC 3.

Ascom/UESB

“A gente vê que a maioria dos cursos tiveram o CPC com a nota quatro. Isso é fruto de um esforço coletivo e, portanto, de gestores, de docentes, de técnicos administrativos e, principalmente, dos estudantes. Agora, a gente segue para o próximo ciclo de avaliação, para que a Uesb continue liderando essa avaliação nacional da Educação Superior”, pontua Reginaldo.

Destaque nas provas – A cada triênio, um curso de graduação é avaliado no Enade, com a aplicação da prova aos estudantes concluintes, conforme seu ciclo avaliativo. O resultado dessa avaliação é o que gera o chamado Conceito Enade. E a Uesb também é destaque por aqui.

O curso de Medicina, campus de Jequié, conquistou Conceito Enade 5, nota máxima no indicador. “Foi um trabalho muito árduo que vem sendo realizado no curso, com a colaboração dos alunos, dos professores, dos técnicos. Com essa classificação, a Uesb se coloca entre os melhores cursos de Medicina do país”, afirma o professor Edson Carlos Sampaio, coordenador do curso no campus de Jequié.

O professor ainda destaca a importância dessa avaliação para o processo de revalidação do curso e o compromisso em seguir sendo referência. “Isso nos cria uma responsabilidade muito grande em manter o nível que nós conseguimos alcançar com essa nota do Enade. Além disso, estamos às vésperas de uma revalidação e, tenho certeza absoluta, que isso vai contribuir de forma positiva”, completa Edson.

Outros cursos também foram destaques no Conceito Enade. Com nota 4, estão as graduações em Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia. Com nota 3, aparecem os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina (em Vitória da Conquista) e Zootecnia.

Jerônimo Rodrigues participa de roda de conversa com estudantes da rede estadual

Foto Reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues participa, nesta quarta-feira (16), às 16h, de uma roda de conversa com estudantes do Projeto Agências de Notícias da rede estadual e jovens influenciadores digitais, no Cineteatro 2 de Julho, no bairro Dois de Julho, em Salvador. A atividade, que integra a programação do encontro “Voz da Rede”, tem como objetivo estimular o protagonismo estudantil e o diálogo sobre educação nas redes sociais.

Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas com carteira assinada criadas no período, em todo o estado. Quando analisado somente o setor de serviços, o turismo foi responsável por 18% dos novos postos de trabalho.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Em 2020, como reflexo da crise sanitária, a Bahia perdeu 19 mil empregos formais no turismo. De janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas com carteira assinada, no estado, em atividades da indústria de viagens.

“Essa conquista é resultado do esforço do Governo do Estado, que tem no turismo uma das prioridades para a geração de emprego e renda. São investimentos em promoção dos destinos, na qualificação e capacitação profissional e empresarial, em infraestrutura e diversificação da oferta de experiências. Essas ações colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, comemora o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.

“Esses dados animam todo o setor produtivo, principalmente, o Sistema Comércio, que, através do Senac, contribuiu na capacitação da força de trabalho utilizada em atividades turísticas”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes.

Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, “o crescimento na geração de empregos formais no turismo se dá pelos investimentos públicos e privados no setor. Não é surpresa que o Governo da Bahia tem feito o melhor para transformar nossas belas cidades em polos turísticos favoráveis aos investimentos sustentáveis, fortalecendo a economia e gerando mais renda para a população baiana”.

Recém-contratado como diretor de Emissivo da Operadora Itaparica Tour, Marcos Almeida associa a nova oportunidade ao bom momento que vive o turismo da Bahia. “O trabalho que o governo vem desenvolvendo só agrega, com os novos mercados que estão sendo abertos nas 13 zonas turísticas do estado. A cada dia, os destinos estão mais aparelhados, para que a gente ofereça um serviço de excelência ao visitante”.